CURIOSIDADES

A maior biblioteca do mundo:
Você sabia que a maior biblioteca do mundo fica na capital dos EUA, Washington D.C.? É a biblioteca do Congresso e ela conta com mais de 155 milhões de livros, jornais, vídeos, revistas e outros artigos.



A Biblioteca mais bonita:
Eleger uma só biblioteca para esse título não é tarefa fácil. Uma das mais citadas nesse quesito é a Biblioteca do Colégio da Trindade, que fica na Irlanda. Mas ela não é só bonita por fora, por dentro você encontra muito conteúdo com 4,5 milhões  de livros, dentre eles o livro de Kells, um manuscrito feito  por monges celtas por volta do ano 800.




Academia Brasileira de Letras:
Fundada em 20 de julho de 1897 por escritores como Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa - tem como objetivo o cultivo da língua  portuguesa e da literatura brasileira. Tem como grandes curiosidades o fato de ser a primeira academia  do mundo a eleger uma mulher  para sua presidência , a escritora Nélida Piñon, em 1995.




Pioneiro na máquina de escrever:
O primeiro livro feito em uma máquina de escrever é do autor Mark Twain, o "Adventures of Tom Sawyer".




Shakespeare roteirista de cinema:
Estima-se que mais de 500 filmes foram feitos  a partir das obras de William Shakespeare
A autora mais traduzida - Agatha Christie acumula 6.598 traduções de contos, romances e peças teatrais, de acordo com dados da UNESCO.


     


Livros mais vendidos no mundo:
Em primeiro lugar, como livro de ficção, está "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes, em segundo vem "O Conde Monte Cristo" e, na terceira posição, "Um conto de duas cidades", de Charles Dickens.





Paulo Henrique Santos Borges - 7º A

Biblioteca que passou 200 anos oculta é descoberta na Bélgica!


Um especialista em arte descobriu uma sala repleta de livros do século XVII e XIX que havia permanecido intacta. Na biblioteca, havia livros de geografia, velhos atlas, obras que falavam sobre cultura, povos e regiões. Todos datam da mesma época e ficaram trancados durante os últimos 200 anos em uma biblioteca particular em Bouillon, um pequeno município belga, próximo da fronteira com a França.

A coleção conta com 182 livros, incluindo um velho atrás de Abraham Ortelius. O cartógrafo e geógrafo, conhecido como o Ptolomeu do século XVI, foi um padre da cartografia flamenca junto com Gerardus Mercator. O livro descoberto data de 1575 e é considerado o primor do atás moderno.
E como esta biblioteca ficou oculta por tanto tempo? Não se sabe. O que se sabe é que, de um dia para o outro, os descendentes da família decidiram abrir seu acervo que está aos pés de um dos castelos mais imponentes de sua época, o Castelo de Bouilon.

http://arqueovox.com/ax_uma-biblioteca-de-200-anos-encontrada-intacta-em-uma-casa-abandonada.html


BULGÁRIA - cria Biblioteca "portátil", aberta e de madeira para ser instalada na rua.


As pessoas estão cada vez menos lendo livros, seja pela altíssima oferta de informações que a internet  oferece, falta de tempo ou até mesmo, de incentivo. A questão ainda é mais evidente quando eles são impressos, já que muita gente hoje em dia prefere ler em tablets ou smartphones, mas se depender da cidade de Varna – na Bulgária, a realidade não precisa ser exatamente esta.

Uma equipe de arquitetos e designers desenvolveu uma biblioteca de rua simplesmente incrível, com um design moderno e prático, facilitando o acesso para os leitores, que podem até se sentar e, de vez em quando, assistir a um show, já que o local também possui um pequeno palco para apresentações de artistas de rua.



O formato é vazado e semicircular, feito para entrar a quantidade perfeita de luz, proporcionando um ambiente agradável e convidativo à leitura. A estrutura é portátil e tem capacidade para até 1500 exemplares, que serão muito bem aproveitados pela sortuda população da cidade.


Apelidada de ‘Rapana’, a equipe chegou a testar mais de 20 variações antes de decidir por este modelo, que se assemelha a um caracol marinho, já que a cidade está próxima ao mar e é conhecida por ser a capital marítima da Bulgária.



Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.




ARTISTA ARGENTINO CRIA TANQUE DE GUERRA MUNIDO DA ARMA MAIS PODEROSA:
LIVROS



Já dizia NELSON MANDELA: " A EDUCAÇÃO é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Talvez esta frase tenha inspirado o artista argentino RAUL LEMESOFF, o responsável pela criação de uma arma que pode mudar a vida de muitas pessoas: ele transformou um carro antigo Ford Falcon, de 1979, em tanque de guerra. Mas, ao invés de disparar balas, o veículo dispara livros.

 O veículo funciona como uma verdadeira biblioteca itinerante. O formato é de tanque de guerra e tem até um canhão, mas toda lateral é repleta de prateleiras, em que são dispostos até 900 livros, com os mais diversos temas e estilos.

Com a munição de livros pronta, o artista percorre as ruas de Buenos Aires, na Argentina, disparando livros por todos os lados e para todas as pessoas que cruzam o seu cminho. Não é necessário pagar nada pelos exemplares, apenas se comprometer com a leitura.






Postado por Vicente Carvalho

32 anos, maranhense, criado em Rondônia, e morando em São Paulo desde 2008. Otimista por natureza, sempre vê o lado bom das coisas, e por isso fundou o RPA em 2012.

.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GIBI

ENTREVISTA COM O POETA E PROFESSOR PAULO DANTAS